sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

VERBAS X QUALIDADE = NA REDE MUNICIPAL - para a Grande Imprensa

O que é a educação de qualidade?

Hoje à tarde, por volta das 14 horas, recebi o curioso telefonema de uma repórter de um grande órgão de imprensa do nosso país, do estado e da cidade. Queriam saber sobre a educação. Queriam saber a opinião do sindicato. Foram duas perguntas: por que, em 2011, a rede municipal de Niterói teve um dos maiores investimentos verba/aluno do estado e caiu em qualidade no IDEB para o setor dos/as piores? E o que o sindicato achava do novo governo municipal de Niterói?

Curiosa a primeira pergunta. Provavelmente queriam que eu respondesse: "a culpa é do professor, verba não é o problema". Esta é a tese que defenderão, pois já a defendem no dia-a-dia, em todas as oportunidades, aberta ou discretamente. Se for isso, podem não ligar mais, nunca ouvirão isso do SEPE-Niterói neste gestão colegiada formada por professores/as e funcionários/as que trabalham e acreditam na educação. O que respondi? Que o investimento não é alto. Que falta verba na educação pública. Que há um montante de verbas, mas a rede é muito pequena, o que distorce os dados. Que boa parte das verbas são desviadas para a CLIN ou EMUSA, por exemplo, ou "investida" em projetos "pedagógicos" milhonários, superfaturados, não-democráticos. Que a verba não chega no essencial: na valorização dos/as profissionais da educação, nas melhorias do PCCS, na contratação de equipes pedagógicas completas em todas as escolas e UMEI's, na gestão democrática, na expansão com qualidade da rede. E que anos de descaso e desmonte da educação pública produziram mais e mais dificuldades no projeto de uma educação de qualidade para todos e todas.

Sobre o novo governo, eu, particularmente, tenho muitas opiniões. Mas nada falei. O SEPE-Niterói só terá uma opinião quando esta for discutida com a categoria, em nossos fóruns de debates e decisões. O que temos, agora, são muitas expectativas. O novo governo se elegeu afirmando que a educação pública seria prioridade. Veremos, então.

Por: Diogo de Oliveira - Professor de Geografia, no chão da sala de aula... E da Coordenação-Geral do SEPE-Niterói.
Professor de Geografia, no chão

Um comentário:

  1. Excelente comentario Diogo, direto, objetivo e muito, muito claro...parabens!

    ResponderExcluir