domingo, 13 de janeiro de 2013

Em defesa dos empregos!

SEPE-Niterói está na luta em defesa dos empregos!
Não às demissões na GM de São José dos Campos - SP!

Há meses que se arrasta a tensão em São José dos Campos (SP) ante a possibilidade da multinacional montadora de automóveis GM realizer mais de 1500 demissões na cidade. O combativo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região (filiado à CSP-Conlutas) vêm impulsionando uma grande e dura luta em defesa dos empregos na região e, também, nacionalmente.

O SEPE-Niterói estende a solidariedade à luta e participa desta campanha nacional. Com certeza, se a GM demite em massa abre-se um grave precedente que pode aprofundar um processo de demissões em várias categorias em todo o país, reflexo da crise econômica mundial que já chega ao Brasil. E, também como sempre, para "enfrentar a crise", governos e patrões, em todo o mundo, adotam a mesma postura e receita: atacar os empregos e direitos, trabalhistas ou sociais, dos/as trabalhadores/as.

Assembleia dos/as operários/as da GM de SJC
A GM é uma das maiores benefeciadas pelas políticas de isenções de impostos do Governo Federal, sem ser cobrada em nenhuma contrapartida social, como a manutenção ou ampliação dos empregos. Ainda por cima, a empresa não está em crise, como muitos/as acreditam: suas vendas, preços e lucros estão em alta, estoques em baixa, inclusive importando carros de plantas fora do Brasil. Isso mesmo! Uma empresa que quer demitir, mesmo com isenções fiscais, importa produção de fora do país!



Não podemos nos enganar! Solidariedade com a luta em São José dos Campos é fundamental para as questões dos/as educadores/as e população de Niterói. 

Precisamos romper com uma visão corporativista em que a luta "dos outros" é "dos outros". A luta em defesa dos empregos em SJC não é somente uma luta dos metalúrgicos daquela região, e sim uma luta nacional, e também deve ser dos/as educadores/as. Caso a GM demita e impulsione uma onda de ajustes e demissões na indústria de transformação em geral, todos/as os/as trabalhadores/as são prejudicados. No caso de Niterói, por exemplo, os estaleiros se sentirão mais confortáveis em dispor dos empregos e direitos dos pais e mães das famílias de centenas de nossos/as alunos/as. Além disso, se a GM faz o que quer, avança a lógica de que para conter uma "crise" a saída é cortas direitos e empregos, que o Estado serve para ajudar empresas, e não os/as trabalhadores/as: assim, amplia-se a avenida dos ataques à educação como direito social, e aos direitos dos/as educadores/as por conseguinte.

A luta vai crescer! Os metalúrgicos em SJC estão impulsionando o "janeiro vermelho" de lutas contra as demissões e em defesa dos empregos e direitos! Temos que somar forças à esta luta geral. Uma articulação de sindicatos e movimentos populares e sociais da região de SJC e todo o país, capitaneada pela CSP-Conlutas e outras centrais e grupamentos, lançará toda uma agenda de lutas, que deve incluir: materiais de campanha, atos de pressão e um "Dia Nacional de Luta em Defesa do Emprego". O SEPE-Niterói estará nesta luta e chama os/as educadores/as a estarem também!

Manifestação dos/as operários/as pelas ruas de SJC, parte do "Janeiro Vermelho"



Nenhum comentário:

Postar um comentário