sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Rede Municipal: POR QUE DIZER NÃO AO SAEN?

A assembléia da Rede Municipal do dia 20 de agosto foi vitoriosa na tarefa de organizar a continuidade das lutas de nossa categoria. Fizemos uma boa discussão de avaliação da audiência com o prefeito, da luta pelo PCCS, por democracia nas escolas e sobre o SAEN.

Em breve publicaremos o informe completo.

Publicamos abaixo a carta deliberada na assembléia e que expressa a posição da categoria sobre o SAEN, votada na assembléia. Seguimos na luta em defessa da educação pública! Dia de 30 de agosto será um grande dia de lutas dos trabalhadores em nosso país e seremos parte dele!


POR QUE DIZER NÃO AO SAEN?


O SAEN (Sistema de Avaliação do Ensino de Niterói) é uma avaliação externa que surge como parte da política educacional do atual governo através da FME/SME sob o mesmo argumento utilizado por gestores de várias secretarias municipais, estaduais e do próprio governo federal: diagnosticar e conhecer a realidade do Sistema Educacional.

É verdade que os profissionais da educação foram responsáveis pela elaboração das questões dessa avaliação, mas nem por isso podemos dizer que se trata de um processo participativo e democrático. Dos mais de 600 professores de 3º e 4ºciclos, apenas 70 participaram desse processo, que foi convocado por meio de um edital confuso que previa o pagamento de valores muito menores do que aqueles que a FME pagaria se tivesse contratado alguma consultoria especializada em avaliação, algo que, aliás, também discordaríamos.

Além disso, a avaliação proposta está ocorrendo “a toque de caixa” de forma aligeirada. As escolas só ficaram sabendo da prova às vésperas de sua aplicação e os alunos e professores não tem conhecimento prévio dos conteúdos e objetivos da referida avaliação. É por essas e outras que repudiamos de todas as formas essa avaliação externa, por seu caráter arbitrário e pouco transparente.

Contudo, cabe esclarecer que ao propor o repúdio ao SAEN não pretendemos impedir um diagnóstico dos problemas da educação de Niterói. Pelo contrário, queremos denunciar que esta avaliação não serve para isso e tem na realidade, outros objetivos. Entendemos que os professores são profissionais habilitados para realizarem avaliação dos seus alunos, o que já fazem cotidianamente. Entretanto, sabemos também que o desempenho dos alunos depende também deoutros fatores que escapam a este tipo de avaliação: condições socioeconômicas, escolas mal equipadas, professores mal remunerados etc...

Da forma como está posta a avaliação externa é uma faca de dois gumes, pois ao centrar-se exclusivamente no desempenho do aluno pode servir para culpabilizar os professores, uma vez que desconsiderará fatores tão importantes quanto o trabalho pedagógico realizado na sala de aula e que refletem diretamente na qualidade do trabalho docente e no resultado apresentado pelos alunos.

Em nome dos/as Profissionais da Educação da Rede Municipal de Niterói
SEPE/NITERÓI

Nenhum comentário:

Postar um comentário