quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Carta Aberta às Mães, Pais e Responsáveis

Atenção categoria - Rede Municipal de Niterói

Segue abaixo a Carta Aberta, elaborada pelo SEPE-Niterói, para o diálogo com as mães, pais e responsáveis dos nossos alunos. Sobre a Paralisação que realizaremos neste Dia 30 de Agosto, sexta-feira, em defesa da educação pública e dos trabalhadores.

Para melhor visualização e para imprimir, sugerimos que, logo abaixo do texto aqui postado, você clique na Imagem da Carta com o botão direito, "baixe" o arquivo no seu computador, e imprima!

As escolas e UMEI's que puderem reproduzir a Carta, é muito importante!

CARTA ABERTA
Dos Profissionais da Educação da Rede Municipal de Educação de Niterói
Às Mães, Pais e Responsáveis.

Os/as Profissionais da Educação da Rede Municipal de Educação de Niterói vêm, por meio desta Carta, informar e dialogar com as mães, pais e responsáveis sobre a Paralisação de 24 horas que realizaremos nesta sexta-feira, 30 de agosto de 2013. Sabemos dos transtornos que a suspensão do trabalho na Rede Municipal gera para as mães, pais e responsáveis, e para os alunos. Infelizmente, não encontramos outro meio para protestar com a Prefeitura pela situação da educação pública de Niterói. Estamos há meses negociando, e o Governo pouco avançou na valorização da educação pública.

Nossa Paralisação do Dia 30 de Agosto se dá por quatro motivos básicos. Por eles, chamamos o seu apoio à nossa luta, que não é só dos/as Profissionais da Educação. É também sua, dos alunos, de toda a sociedade: a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade para todos e todas. Enfim, a Educação Municipal de Niterói vai parar neste Dia 30:

1.    Cobramos da Prefeitura de Niterói a garantia da aprovação, até outubro deste ano, da revisão do Plano de Carreira dos Profissionais da Educação. O Plano atual, infelizmente, não valoriza a educação. Lutamos por um novo Plano de Carreira que garanta melhores salários; valorização da formação e experiência dos profissionais; tempo para planejamento e atividades extraclasse que permitam uma educação melhor; melhores condições de trabalho e saúde para os profissionais, em especial os/as funcionários/as das escolas e UMEI’s;
2.  Exigimos maiores investimentos, com verbas públicas, em cada unidade educacional da rede municipal. Hoje as escolas e UMEI’s sofrem com problemas de infraestrutura, salas pequenas e quentes, falta de material pedagógico, falta de professores/as e funcionários/as, dentre outros e muitos problemas. Lutamos por escolas e UMEI’s que garantam uma educação plena e rica para todos os alunos da Rede. Além da expansão da Rede, em especial na educação infantil;
3.      Por solidariedade e apoio à Greve dos Profissionais da Educação da Rede Estadual de ensino. Que lutam contra a ditadura de Sérgio Cabral que destrói, a cada dia que passa, a educação pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro;
4.     Fazemos parte, neste Dia 30, de um movimento de paralisação nacional que quer parar o país. No dia 30 teremos paralisações e protestos de rua envolvendo várias categorias profissionais. Lutamos por mais direitos para todos/as. Direitos que são nossos e seu, pois cada mãe, pai e responsável da Rede Municipal de Niterói é trabalhador/a como nós, profissionais da educação. Lutamos por melhorias no transporte público; melhores salários; redução da jornada de trabalho; fim do Fator Previdenciário; mais investimentos em saúde e educação públicas; etc.

Por fim, chamamos o apoio de cada mãe, pai e responsável, para a nossa luta. Se os/as Profissionais da Educação não são prioridade, então a educação pública não é prioridade. Logo, você e seu/sua filho/a também não é prioridade dos Governos. Convidamos você a participar conosco das manifestações que ocorrerão no Dia 30: às 10h30min nos concentraremos na Praça da República (em frente à Câmara dos Vereadores de Niterói), no Centro, para protestarmos. Participe e nos apoie nesta luta!

LUTAMOS POR VALORIZAÇÃO E PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA! APÓIE NOSSA LUTA!
Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do RJ – Núcleo de Niterói,

__________________________________________________

A Carta Aberta em Imagem


Um comentário:

  1. Olá, sou funcionária de Niterói há 7 anos e meio, desde 2010 estou permutada. Gostaria de saber se há a possibilidade de mudar no plano de cargos e salários a exclusão dos permutados na mudança de nível, pois o salário praticamente congela e não pude dar entrada na minha pós graduação, diferentemente das pessoas que estão afastadas por licença médica, disposição... o permutado permanece trabalhando em outro município e uma pessoa trabalha em Niterói não dando prejuízo algum aos cofres públicos, pois não há buraco para ser tapado. Outros municípios não tiram o direito do permutado de dar entrada nos cursos e não para de contar os anos de trabalho. Gostaria que o sepe se posicionasse a respeito disso e que os permutados sejam incluídos no plano com o direito as mudanças de nível e progressão. Obrigada

    ResponderExcluir