domingo, 18 de agosto de 2013

Rede Municipal de Niterói - Audiência com Prefeito

Informe da Audiência como Prefeito e...
A luta continua!

A luta da categoria arranca promessa de PRAZO sobre o Plano de Carreira. Mas o conteúdo da revisão do Plano não está garantido, por isso A LUTA CONTINUA!

Dia 15, quinta-feira passada, foi mais um dia de luta da educação de Niterói. A rede municipal protagonizou mais uma paralisação de 24 horas, esta agora como parte das paralisações semanais até dia 30 de agosto. A paralisação foi forte na rede, uma das maiores do ano. O diferencial do dia, porém, foi a Audiência com o Prefeito Rodrigo Neves, conquistada na ocupação do gabinete da Prefeitura na paralisação do dia 08. No meio de muita propaganda da Prefeitura, por parte de Rodrigo Neves, conseguimos arrancar a promessa de que a revisão do PCCS será feita ainda neste ano, 2013. Porém, o projeto de revisão será elaborado em uma nova Comissão, composta por três nomes da Prefeitura e três da categoria, caso ela decida participar. Ou seja, o conteúdo da revisão do Plano não está nada garantido. Por isso, nossa luta deve continuar forte!


Paralisação dia 20 de agosto, terça-feira, com Assembleia as 8 horas
na Faculdade de Enfermagem-UFF.

Comando de Mobilização da Rede Municipal de Niterói
nesta segunda, 19/8, 18h, no SEPE-Niterói

Só a luta muda a vida, e só pela luta sairá o PCCS que queremos!


15/8 - Um dia de Luta

A paralisação do dia 15 começou, na parte da manhã, com uma corrida nas escolas da rede, nos polos, para ganhar mais colegas para a mobilização. As corridas foram tocadas pela Direção do SEPE-Niterói e pelo Comando de Mobilização da Rede Municipal, reunindo muitos/as colegas que são fundamentais na luta. Sem a participação da base da categoria, nossas lutas e os avanços que conquistamos não seriam possíveis.


Vigília na Prefeitura

Na hora do almoço, entre meio-dia e 13h, começou a concentração da categoria, em frente à Prefeitura, para vigília e pressão sobre o Governo entorno as nossas pautas. Não sabíamos no início, mas a vigília se estendeu até 19:30 da noite. A categoria provou, por sua resistência e disposição, a capacidade de luta que nos trará mais e mais vitórias. Foi a pressão dessa luta, nas paralisações, nos debates e reclamações nas escolas e nas reuniões de planejamento, na vigília e nos atos, que arrancou a Audiência. Que arrancou os avanços que já tivemos este ano. E que arrancará o muito que ainda estamos por conquistar!


Audiência com
Rodrigo Neves (PT) e equipe

A Audiência com o Prefeito começou com um atraso de meia hora: as 15:30. E se estendeu por longas horas, acabando apenas por volta das 19:30. No início, Rodrigo Neves falou por mais de uma hora, numa grande propaganda de sua gestão: lamentou o quanto as falcatruas da Prefeitura de Jorge Roberto Silveira fez de estragos, que a situação financeira é difícil. Nada de novo no discurso desde o início do ano. Se baseando neste argumento - os problemas financeiros - Rodrigo e sua equipe responderam à pauta da educação com um argumento também não novo: "achamos justa a pauta, concordamos com tudo, mas não podemos avançar muito agora".


Apresentamos todas as pautas da categoria. Desde as principais - as melhorias no PCCS, aumento real de salários, melhores condições de trabalho e atendimento à saúde. Até outras pautas muito importantes e que destacamos, como: 30 horas para funcionários/as, 1/3 de planejamento, FUNDEB e defesa das eleições diretas para direções de escolas. Sobre a maioria dos pontos não recebemos respostas.


Sobre o Plano de Carreira

A única novidade sobre nossa pauta foi a promessa feita por Rodrigo Neves ao fim da Audiência: que a revisão do Plano de Carreira será feita até o final do ano, 2013. Este foi um importante passo que conquistamos, um prazo. Mas é só uma promessa. Além disso, não há compromisso do Governo com o conteúdo de revisão (melhorias) do PCCS que defendemos. Para projetar a revisão do Plano, a ser feita até o fim do ano, será instituída uma nova Comissão para elaborar o projeto. Ou seja, mais uma Comissão para se discutir as pautas que defendemos há tantos anos: 30 horas, melhores salários, valorização dos níveis de formação, 40% para formação continuada, triênios, 1/3 de planejamento, etc.

A LUTA CONTINUA!

Não devemos nos satisfazer nem nos iludir com a promessa do Governo. É um avanço termos um prazo para cobrar em relação à revisão do Plano. Mas o grande problema é: a luta tem que continuar para garantirmos que seja à revisão com as melhorias que queremos!


- ELEVAÇÃO DOS PISOS SALARIAIS -
- 30 HORAS PARA FUNCIONÁRIOS/AS -
- TRIÊNIOS -
- VALORIZAÇÃO DOS NÍVEIS (FORMAÇÃO) -
- 15% ENTRE-CLASSES (TEMPO DE SERVIÇO) -
- 40% DE FORMAÇÃO CONTINUADA -
- 1/3 DE PLANEJAMENTO -

Estas pautas só sairão com a mobilização permanente da categoria. Por isso, chamamos a paralisação do dia 20 de agosto, terça-feira! Com Assembleia às 8 horas, na Faculdade de Enfermagem da UFF. Em seguida manifestação de rua. Vamos mostrar à Rodrigo Neves que nossa pauta é justa e clara! A população está ao nossa lado! Vamos à luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário