quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Rede Estadual - A GREVE CONTINUA!

A Educação está viva!
A Educação está EM GREVE!

14 de agosto de 2013 entrou para a história das lutas da educação pública e do povo brasileiro. Em Assembleias lotadas, reunindo milhares de profissionais da educação, as redes estadual (RJ) e municipal do Rio deram continuidade à greve unificada.

Uma luta de milhares
Uma luta de todos e todas!

As fotos ao lado são ilustrativas. A primeira mostra a Assembleia, com mais de 2 mil profissionais da educação da rede estadual. A segunda, parece um grande ato de rua: e é mesmo! Mas o "detalhe" é que é também a Assembleia da Rede Municipal do Rio, com cerca de 15 mil profissionais. Nossa luta é de milhares de profissionais. E é de milhões de trabalhadores/as e jovens. Lutamos pela valorização da educação pública, pelo futuro das novas gerações!

Rede Estadual: a GREVE CONTINUA!

A decisão foi unânime. Perante a negativa do Governo, em mesa de negociação, das nossas pautas. E perante a repressão aos profissionais da educação no Palácio Guanabara: A GREVE CONTINUA! Nossa tarefa agora é massificar ainda mais a GREVE. Contamos já com a adesão de mais de 40% da rede estadual. Temos que ampliar, convencer mais pessoas, ajudar nos Comandos de Greve, mandar mensagens, usar as redes sociais, listas de e-mails das escolas, conscientizar os colegas: VAMOS PARAR! Somente assim, seguindo o ritmo da Rede Municipal do Rio (já com mais de 80% parados), que vamos derrotar o Governo Cabral e arrancar nossas pautas! Agora é a hora!

Calendário da Greve

A Assembleia aprovou um forte calendário para fortalecer a greve e a luta. A orientação geral é combinar a greve nas escolas com a ocupação das ruas. Veja o calendário abaixo:

- Sexta, 16/8: Manhã - corrida nas escolas / 14h - Ato ao Palácio Guanabara (concentra no Largo do Machado);
- Segunda, 19/8: Manhã - corrida nas escolas / 14h - Ato Unificado com a FAETEC (em greve) na casa do Cabral - no Leblon!
- Terça, 20/8: Manhã - corrida nas escolas / Tarde: Ato com a Rede Municipal do Rio, na Prefeitura do Rio / Tarde em Niterói: Assembleia Local da Rede Estadual em Niterói - 14h, no Liceu Nilo Peçanha / 18h - Conselho Deliberativo Estadual no SEPE-RJ
- Quarta, 21/8: 10h - ASSEMBLEIA GERAL DA REDE, em local a confirmar / Em seguida: GRANDE ATO UNIFICADO DA EDUCAÇÃO DO RIO!

Romper com o medo! Fazer a greve crescer!

Muitos colegas ainda não aderiram a greve. São muitas as pressões: medo do desconto, o estágio probatório, Direção assediando com ameaça de código 30, isolamento na escola ("só eu vou parar, e o restante da escola?"). Companheiros/as, temos que romper aquela que é a maior barreira da nossa luta: o medo! A consciência tem que ser: juntos, somos fortes! Vamos dialogar:

1) ESTÁGIO PROBATÓRIO - os/as colegas que estão em estágio probatório não correm risco de perder seu cargo se fizer a greve! Fazer greve é um direito constitucional, que não pode ser limitado por nenhuma medida administrativa. O estágio probatório avalia o trabalho de cada profissional para, no término, conceder a estabilidade. Portanto, o probatório avalia o trabalho. Mas a greve é a suspensão do trabalho! Portanto, o probatório não leva em conta os dias em greve, daí não cabe "represália" por dentro dele após o fim da greve. Temos que pensar: estar em estágio probatório não significa perder nossos direitos civis! Confira, a mais, as orientações do Jurídico do SEPE-RJ.

2) DESCONTO NO SALÁRIO - a SEEDUC espalhou a notícia de que haverá desconto para o profissional que aderir a greve. Não é verdade! Primeiro, porque a greve é legal e de acordo com norma do STF não pode haver desconto salarial com a greve em curso. Segundo, porque o Governo está mal politicamente, não tem muitas condições de comprar o desgaste de descontar os profissionais da educação. Terceiro, na Audiência segunda-feira, 12/8, o Governo sequer anunciou uma política de desconto, isso significa que isto não ocorrerá, porque normalmente é nas Audiências que se anuncia o desconto caso a greve continue.

3) CÓDIGO 30 OU CÓDIGO 61 - a SEEDUC está passando uma orientação para as Direções de escolas lançarem o Código 30 (falta não-justificada) ao invés do Código 61 (de greve). Os objetivos são: assediar e assustar a categoria, impedindo-a de aderir à greve; provocar os descontos salariais, pois pela greve em si o Governo não consegue fazê-lo; mascarar os dados da adesão à greve, rebaixando estatísticas da greve para anunciar na imprensa. A categoria deve se levantar contra este absurdo nas suas escolas! Não aceitem que as Direções lancem o Código 30. O Código 61 é um direito, assim como a greve! Qualquer problema ou dificuldade, faça contato com o SEPE-Niterói.

4) VOU FAZER A GREVE SOZINHO NA ESCOLA? - A adesão à greve costuma variar de escola para escola. Muitas estão paradas 100, 90, 80, 70%. Mas em outras a adesão está baixa, pelo menos ainda. É normal a sensação de isolamento nestes casos. É comum a ideia de "se a escola parar, eu paro". Temos que ampliar a greve. Juntos, somos fortes e a greve será vitoriosa. A única maneira de romper com estes impasses que falamos acima é que um profissional, ou um grupo, por menor que seja, tome a iniciativa de mobilizar a escola. O SEPE e o Comando de Greve podem ajudar, mas nada substitui a própria categoria. Puxe o assunto na sua escola, explique que estamos num bom momento, que a greve é forte, que depende de todos e de cada um. Mas não deixe de dar o passo a frente e ir à greve. Porque um movimento que pode começar com um, dois ou três, pode crescer!

A GREVE CONTINUA!
CABRAL A CULPA É SUA!

Um comentário:

  1. VEJAM ISSO: https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/q71/s720x720/1185733_514883448598211_1858277832_n.jpg

    FONTE: http://odia.ig.com.br/noticia/economia/2013-08-16/greve-na-educacao-estado-ameaca-demitir.html

    Esse bostinha metido a ditador acha oq? Que a educação pede favores, como ele politico de bosta?
    Quem é ele para admitir alguma coisa? Não tem moral nem com os filhos...

    Os profissionais da educação são servidores concursados que lutam pelos seus direitos. Esse cara não sabe o que é isso e nunca vai saber pq não tem capacidade de prestar um concurso publico e passar.

    FORA CABRAL!!!

    ResponderExcluir