segunda-feira, 1 de julho de 2013

Carta à Categoria - Rede Municipal de Niterói

Rede Municipal de Educação de Niterói
em ESTADO DE GREVE

Carta do SEPE-Niterói aos Profissionais da Educação da Rede Municipal

Governo desrespeita categoria e SEPE...
Vamos boicotar a formação continuada!
PARALISAÇÃO DE 24h - 03 de julho!

Niterói, 01 de julho de 2013.

Olá colega! O SEPE-Niterói vem, por meio desta Carta, esclarecer os rumos da nossa luta e convidá-lo a fortalecê-la! Estamos em um momento decisivo! Caminhamos para a terceira paralisação de 24 horas no ano, na quarta-feira agora, 03 de julho, e precisamos que esta seja a mais forte possível. Nosso movimento está forte e bonito. A Prefeitura está na parede, mas precisamos pressionar mais!

As recentes grandes mobilizações nas ruas do Brasil - que continuam - provaram que a luta trás vitórias! Os aumentos das passagens caíram, a PEC 37 foi derrubada, o Senado votou que corrupção deve ser crime hediondo. Até Renan Calheiros tenta "sair pela tangente" com projeto de "passe-livre nacional". E muito mais. Além disso, a educação virou uma das pautas nacionais: a defesa da educação pública conta, mais que nunca, com amplo apoio popular! Portanto, a hora é agora de lutar, avançar! É a hora de vencer! Por que quem sabe, faz a hora...

Temos que pressionar Rodrigo Neves para avanços reais na valorização da educação pública de Niterói. Com as duas paralisações (28 de maio e 12 de junho) arrancamos concessões importantes, mas que não significaram avanço real nas pautas - a Prefeitura apenas começa a cumprir suas obrigações (data-base e 10% entre-classes e níveis). Podemos e devemos arrancar mais!

10% ENTRE-CLASSES E NÍVEIS: CONQUISTA DA GREVE DE 2011

O Governo de Rodrigo Neves tenta, para desmobilizar a categoria, apresentar o cumprimento da Lei dos 10% entre-níveis e classes como se fosse um grande avanço. Só não explica que, primeiro, esta lei foi fruto da luta da categoria na greve de 2011! Não deixaremos que o Governo roube a memória das nossas lutas: todos os ganhos que temos são fruto de nosso próprio esforço de luta coletiva! E segundo: agora o Governo passa a apenas cumprir a Lei. Que "avanço" é esse? Cumprir leis é obrigação!

7,2% DE REAJUSTE? MUITO POUCO!

E recentemente, sem negociar com a categoria, o Governo aprovou na Câmara um índice de reajuste de 7,2%! Na Mesa de Negociações na paralisação do dia 12/6 o Governo não nos apresentou nada, e dias depois, na corrida, aprovou este índice irrisório, a título de "reposição da inflação". Como diz o próprio Governo, o índice significa nenhum aumento real! Além disso, a inflação real, como sabemos, é bem maior que os índices oficiais. A cada dia que passa nos salários são corroídos pelos preços da cesta básica, das tarifas, dos custo de vida. Queremos valorização para viver com dignidade!

GOVERNO DESRESPEITA CATEGORIA E SINDICATO!
E NADA DE MELHORIAS NO PCCS E AUMENTO REAL DE SALÁRIOS!

Na paralisação de 12/6, o Governo acordou algumas questões (10% entre-classes e níveis, cumprimento da data-base, negociações sobre condições de trabalho, FUNDEB, sábados letivos, atendimento à saúde e SUASE, e outras pautas) por pressão da nossa luta. Daí pra frente, começou a adotar uma postura muito ruim e desrespeitosa. Na prática, está rompendo com as negociações com a categoria. Primeiro, aprovou um índice de reajuste sem discussão. Agora, marca "formação continuada" para o dia da paralisação de 24 horas votada pela categoria - 03 de julho. Além disso, adiou duas vezes uma Audiência sobre FUNDEB e sábados letivos, e até agora não marcou mesas de negociações sobre condições de trabalho e sábado letivo, conforme tinha acordado. E O PRINCIPAL: nada sobre nossas duas pautas centrais - melhorias do PCCS e aumento real de salários! Nenhuma negociação, nenhuma contraproposta!

PERANTE ESTA REALIDADE, O QUE FAZER? É HORA DE LUTAR!
É HORA DE IR PRA RUA! Quem sabe faz a hora...

Como já dissemos antes, não há outra saída: temos de fortalecer a luta! Paralisar a rede no dia de 03 de julho e dar continuidade ao nosso estado de greve. Ou o Governo nos respeita e nos atende, ou a educação de Niterói vai parar! A conjuntura que vivemos no país, de grandes lutas e vitórias, provou, mesmo em Niterói com Rodrigo Neves: é só lutar, pressionar, que vencemos! Com certeza não estamos sozinhos nestas lutas: conosco estão e estarão milhares e milhões de alunos e alunas, jovens, trabalhadores e trabalhadoras, nas ruas, lutando para defender a educação pública, gratuita e de qualidade! Educação não se vende, se defende!

PORTANTO, ATENÇÃO E FORÇA NA LUTA!

Boicote à formação continuada de 03 de julho!
TODOS E TODAS NA PARALISAÇÃO!
Todos e todas na Assembleia Geral, 9 horas, na Enfermagem-UFF!
À tarde - concentração 16 horas, nas Barcas - GRANDE ATO!

PELAS MELHORIAS NO PCCS! AUMENTO REAL DE SALÁRIOS!
MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE (SUASE)!


Nenhum comentário:

Postar um comentário