terça-feira, 9 de julho de 2013

11 de julho é greve geral / Boletim 04 da Rede Municipal de Niterói

ATENÇÃO CATEGORIA - Redes Estadual e Municipal de Niterói
- Informações da greve geral de 11 de julho
- Leia mais abaixo, boletim da Rede Municipal de Niterói

a
Calendário de Manifestações:
8h - Ato no Hospital Universitário Antônio Pedro
- Contra a privatização dos hospitais universitários!
10h - AULA PÚBLICA e ATO da Educação-Niterói
- Na Estação das Barcas / ATO
- Concentração a partir de 10h.
- Iremos até a FME!
13h - Ato Estadual da Educação e Saúde Públicas
- Praça XV, Rio.
15h - ATO GERAL no Rio
- concentração na Candelária.

PS: A Rede Estadual terá Assembleia Geral às 10 horas, no Cine Odeon, Cinelândia, Centro do Rio.

Conforme deliberação da categoria em Assembleias Gerais (Rede Estadual foi dia 27/06 / Rede Municipal de Niterói, 03/07), os/as profissionais da educação da Rede Estadual do RJ, Municipal de Niterói e outras redes municipais participarão da GREVE GERAL de 11 de julho, convocada pelas centrais sindicais.

Nosso país foi sacudido, nas últimas semanas, por grandes manifestações de rua. O povo está indo às ruas, com a juventude à frente, para cobrar dos Governos soluções para as mazelas que afligem a vida dos/as trabalhadores/as: além do transporte, a saúde, educação, moradia, violência policial, corrupção, os gastos da Copa, desmandos dos políticos, entre muitas outras pautas justas.

A classe trabalhadora brasileira precisa ocupar o seu lugar nesta luta, entrar nela com todas as suas forças, de forma organizada e em defesa de suas reivindicações! Somos parte e apoiamos as manifestações que estão nas ruas em todo o país, apoiamos suas bandeiras. Precisamos, com nossa ação, fortalecer esse processo de lutas e agregar, aos cartazes e bandeiras das ruas, as reivindicações da nossa classe.

O dia 11 de julho foi definido pelas centrais sindicais - CSP-Conlutas, Força Sindical, CUT, CTB, NCST, CGTB, UGT e CSB - como um dia de greves, paralisações e manifestações de rua, uma greve geral. Para cobrar do Governo e dos patrões o atendimento das nossas reivindicações:

- Reduzir o preço e melhorar a qualidade dos transportes públicos!
- Mais investimentos com verbas públicas na saúde e educação PÚBLICAS!
- Fim do Fator Previdenciário e aumento geral das aposentadorias!
- Redução da jornada de trabalho!
- Fim dos leilões das reservas de petróleo!
- Contra a PL 4330 da terceirização!
- Reforma agrária!

A LUTA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA!

A estas pautas agregamos as reivindicações específicas da educação pública e de seus profissionais. Na Rede Municipal de Niterói, centramos na luta pelas melhorias do PCCS, por aumento real de salários, melhores condições de trabalho e saúde! Na Rede Estadual do RJ temos a batalha por valorização, pelo fim da meritocracia e do Plano de Metas, por democracia e eleições diretas para direções nas escolas e por melhores condições de trabalho!

ESCLARECIMENTOS!

O significado prático da participação da educação municipal de Niterói e estadual do RJ na greve geral de 11 de julho é que pararemos nossas atividades de trabalho por 24 horas, em conjunto com a nossa classe, a classe trabalhadora. O caráter "geral" da greve é dado pela convocação geral da mesma e suas pautas, também gerais: a participação das categorias, porém, se dá por decisão das próprias categorias em seus fóruns, normalmente organizados pelos sindicatos. Foi o caso dos/as profissionais da educação, que aderimos após Assembleias Gerais das redes. Consideramos nossa participação na greve geral de grande importância, porque tanto fortalece nossas pautas "específicas" como fortalece as pautas "gerais" que afetam, direta ou indiretamente, a nós mesmos, como categoria, a nossos alunos e alunas, famílias, o povo trabalhador "em geral".

NÃO CONFUNDIR!
- No caso da Rede Municipal de Niterói, a Assembleia de 03 de julho aprovou a adesão na greve geral de 11 de julho (ou seja, paralisação de 24 horas neste dia). E também nova paralisação de 24 horas no dia 31 de julho, data do retorno do recesso da rede, onde será discutida a deflagração de greve por tempo indeterminado caso o Governo não atenda nossas reivindicações centrais;
- Ainda em relação a Rede Municipal de Niterói, a paralisação de 31 de julho contará com Assembleia Geral da Rede às 14 horas, na Faculdade de Enfermagem da UFF, no Centro de Niterói.

________________________________________________________________________

Boletim do SEPE
Rede Municipal de Niterói - 04

E a educação vai parar!

GREVE GERAL dia 11 de julho! E nova paralisação de 24 horas em 31 de julho - volta do recesso na Assembleia para votar GREVE!

Em forte Assembleia na paralisação de 03 de julho passado, a categoria decidiu: ou o Governo avança, ou iremos à greve! Diante dos poucos avanços do Governo - o prefeito Rodrigo Neves (que sequer recebe a categoria), o Secretário de Educação, professor Waldeck Carneiro, e a FME - não nos restou outra alternativa a não ser votar o indicativo de greve.

Estamos há sete meses em campanha, reivindicando pautas justas: melhorias no PCCS, aumento real de salários, melhores condições de trabalho e de atendimento à saúde (SUASE), 1/3 de planejamento, 30 horas, insalubridade e periculosidade, etc. E até agora as únicas medidas do Governo foi cumprir as leis: a data-base (reposição da inflação em miseráveis 7,2% de reajuste), a elevação do entre-classes e níveis para 10%, que são conquistas de luta anteriores (como as greves de 2005 e 2011), muito árduas aliás!

O Governo tem demonstrado sua falta de disposição em negociar. Desmarcou seguidas Audiências. Quando nos recebeu, dia 2 de julho, 17 horas, véspera de paralisação, foi para não avançar em nada! Além de não negociar efetivamente - pois nos receber e dizer que "está estudando" não é de fato negociar -, o Governo, através de uma manobra, tentou desmobilizar a categoria, marcando formação continuada para o dia da paralisação. Tentou-se gerar uma crise na categoria, pois o tema da formação, Plano Nacional de Educação e CONAE (Conferência Nacional de Educação), era de relevância. Mas a manobra, um grande desrespeito, não funcionou: a Assembleia encheu e segue nossa luta!

Não é só por mais 5% entre-classes e níveis! Não é só por 7,2% de reajuste-esmola!
NOSSA LUTA É POR MAIS! É POR DIGNIDADE!
MELHORIAS NO PCCS E MELHORES SALÁRIOS JÁ!

Após anos de quietude, os trabalhadores brasileiros foram às ruas. Ficou provado o que já dizíamos: é necessário lutar e é possível vencer! Após o último mês, no Brasil nada será como antes! Por isso não podemos nos contentar com pouco. Os Governos estão acuados, nas paredes. Então, temos que aumentar a pressão! Em Niterói, o orçamento de 2014 será de 1,8 bilhões de reais - aumento de 300 milhões! E Rodrigo Neves quer nos convencer que não tem dinheiro para a educação?

É tempo de luta! Dia 11 de julho vamos à luta como classe trabalhadora, em greve geral. E no dia 31 de julho a volta do recesso é na Assembleia da categoria, para decidir: ou o Governo nos atende, ou vamos à GREVE! Porque quem sabe faz a hora...

11 de julho GREVE GERAL - Aula Pública nas Barcas-Niterói, 10h.
ATO na Candelária, 15 horas.
31 de julho - Paralisação de 24 horas da REDE MUNICIPAL
com Assembleia Geral, 14 horas, na Fac. de Enfermagem-UFF (Centro de Niterói).

Nenhum comentário:

Postar um comentário