quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Seminário de Educação de Niterói / Festa dos-as Educadores-as - UM SUCESSO!

No dia 19/10, última sexta-feira, aconteceu o Seminário de Educação do SEPE-Niterói, na Faculdade de Direito da UFF. Em seguida a Festa dos/as Educadores/as. Ambas atividades foram sucesso!

Seminário de Educação do SEPE-Niterói

O Seminário contou com a participação de 37 educadores(as) das redes públicas de Niterói e região. Começando por volta de dez horas da manhã, e se estendendo até as 17 horas, o Seminário foi muito produtivo e positivo, cumprindo, com certeza, com seus objetivos e expectativas.

Fala do professor Nicholas Davies, da FE-UFF
Pela manhã, na mesa de abertura, os professores Nicholas Davies, da Faculdade de Educação da UFF, abriu os trabalhos apresentando dados consistentes de sua pesquisa sobre a redução das redes públicas de educação no Brasil e no estado do Rio, em favor do setor privado. O professor apresentou, a partir de dados oficiais, que a rede municipal de Niterói é a menor do Estado do Rio, tanto no nível fundamental quanto no nível infantil (empatada com Nilópolis e São Gonçalo), apesar de ser o quarto orçamento municipal do Estado. E falou ainda sobre a sistemática redução da rede estadual. Verdadeiros crimes contra os/as educadores/as e a educação pública como direito para os/as trabalhadores/as.

Mesa de abertura - discutindo a realidade da educação.
Em seguida, Diogo de Oliveira - da Coordenação-Geral do SEPE-Niterói e professor da rede estadual - e Flávio Serafini - professor da FIOCRUZ - aprofundaram o debate sobre os projetos educacionais em curso no Brasil e no Rio de Janeiro como um todo. Discutiu-se o Plano de Metas do governo Cabral, contra a rede estadual, a situação da rede municipal, as lutas dos Planos de Carreira, e a forma articulada como os projetos contra a educação são desferidos em todo o país e no mundo.

GD - a fundamental participação da categoria.
Os debates da mesa de abertura serviram de subsídios para o Grupo de Discussão na parte da tarde, na qual os/as educadores/as se organizaram em roda. Foram feitos relatos das lutas cotidianas, das situações nas escolas, e muitas propostas de políticas e lutas para o sindicato. O debate foi feito de maneira horizontal, todos/as presentes fizeram contribuições valiosas, que com certeza muito contribuirão para os rumos das lutas do sindicato e da categoria.

Apesar de todas as dificuldades, como o abono de ponto na prática não concedido pela FME, com certeza, o Seminário mais que valeu a pena. Mais um passo nos caminhos pela educação pública!

Projeto Samba dos/as Educadores/as


E logo após o Seminário aconteceu, na sede da ADUFF, a Festa dos/as Educadores/as, com comida gostosa, bebida, diversão, e o primeiro passo do Projeto Samba dos/as Educadores/as, nova iniciativa  cultural do SEPE-Niterói...
Festa dos/as Educadores/as, na ADUFF - muita diversão! A primeira de muitas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário