sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Segundo turno em Niterói - SEPE é pelo voto nulo!

Neste domingo os/as trabalhadores/as de Niterói irão novamente às urnas para decidir, em segundo turno, o próximo prefeito da cidade. Concorrem dois candidatos e partidos já conhecidos dos/as educadores/as das redes públicas de Niterói: Rodrigo Neves - PT e Felipe Peixoto - PDT.

Diferente do segundo turno, a direção do SEPE-Niterói resolveu se posicionar sobre o pleito, orientando a categoria e a sociedade a VOTAR NULO!

Expliquemos porque:

1- Felipe Peixoto e Rodrigo Neves, diferente do que dizem, representam a continuidade do governo da prefeitura atual, de Jorge Roberto Silveira, com todo seu descaso pelos/as trabalhadores/as da cidade como um todo, pelos serviços públicos, pela educação pública e pelos/as educadores/as. Ambos foram parte e base de apoio do atual governo. E seus partidos, PDT e PT, governam Niterói há mais de 20 anos.

2- Ambos, também, fazem parte de projetos que atacam a educação pública. PDT e PT são parte do governo Cabral, que ataca sistematicamente a educação estadual, fechando escolas, achatando os salários dos/as educadores/as, implantando a meritocracia e a produtividade, e destruindo a qualidade e as condições de trabalho. Rodrigo Neves, em 2011, votou contra o aumento de 26% aos educadores/as estaduais, índice pelo qual lutavam a rede estadual em greve, atacando, inclusive, os pais, educadores da rede. Felipe Peixoto fez parte do governo municipal que nada faz pela educação na rede municipal, mantendo o PCCS congelado, mesmo após a finalização do projeto de revisão com as melhorias que a categoria tanto reivindica. Ambos foram dos governos municipais que mantêm a menor rede de educação do estado do Rio, mesmo sendo a prefeitura de quarto maior orçamento. Ambos foram parte de governos que cortaram ponto dos/as educadores/as em greve.

3- Ambos, Rodrigo e Felipe, faltaram ao debate promovido, no primeiro turno, pelo SEPE-Niterói, no Colégio Estadual Paulo de Assis Ribeiro. Do que fugiam? E também não assinaram a Carta-Compromisso com a Educação de Niterói, elaborada pelo SEPE-Niterói a partir da Assembleia dos Profissionais da Educação da Rede Municipal. Porque não assinaram? A Carta falava das reivindicações, históricas, das melhorias no PCCS da educação municipal. Em debate público, Felipe Peixoto, questionado sobre tais melhorias, fugiu da pergunta, não se comprometendo com nossa luta. Já Rodrigo Neves, sobre o mesmo assunto, declarou: "Vou revisar o PCCS, mas também não será o que o SEPE quer". Esquece-se que as melhorias pelas quais lutamos não são as que "o SEPE quer", e sim as que a categoria quer!

4- Estão na base de apoio de ambos os candidatos o que há de pior na política em relação à educação, aos direitos e serviços públicos. Por exemplo: Cláudio Mendonça, um dos inimigos públicos mais conhecidos dos/as educadores/as das redes estadual e municipal; Godofredo Pinto, lamentável ex-presidente do SEPE e que, quando prefeito, na greve de 2005, afirmou: "agora estou do outro lado da mesa"; todos os vereadores que tentaram votar os próprios aumentos de 64% nos salários, enquanto a educação municipal vai de mal a pior e nada é feito.

5- E mais uma série de questões que poderíamos longamente discorrer. Mas, por último, afirmamos: não há "menos pior" nestas eleições. Independente de quem ganhar, para a educação, será a triste realidade: enrolação nas melhorias do PCCS, desvios de verbas, achatamentos dos salários, expansão pequena e sem qualidade da rede pública, e um longo e triste etc. Até mesmo o aparelhamento político da FME continuará, podendo só mudar de mãos, ou nem isso.

6- O voto nulo não é se abster do processo, nem despolitizar, como querem alguns. É um voto de protesto. Não anulará as eleições, nem impedirá que um ou outro ganhe. Mas quem ganhar, que não será pelo bem da educação, não será com o voto dos/as educadores/as! Proteste! Niterói e a educação precisam mudar, e não será nem com Felipe, nem com Rodrigo, será com a nossa luta!

Direção Colegiada - SEPE-Niterói - 2012-2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário