sexta-feira, 5 de abril de 2013

Contra o autoritarismo nas escolas!

ATENÇÃO CATEGORIA!

Reunião sobre o Autoritarismo nas Escolas
no SEPE-Niterói - segunda, 08/4, 14ha

Atendendo a pedidos de colegas da base da rede estadual de ensino, o SEPE-Niterói convoca a categoria para uma reunião na sede do sindicato (Av. Amaral Peixoto, 450, sala 305, Centro), na segunda-feira próxima, dia 08/4, às 14 horas para: discutir as graves situações de assédio e autoritarismo nas escolas estaduais (e municipais também)!

Visando aprofundar a lógica meritocrática e destruidora do Plano de Metas, a SEEDUC tem aprofundado a orientação autoritária no trato com os profissionais da educação nas escolas. Com o fim, já há muitos anos, do direito à eleição das direções de escolas, a SEEDUC e o governo Cabral se utilizam das nomeações (agora disfarçadas por "concursos") para ampliar o autoritarismo nas escolas.

São vários casos que o sindicato atende todos os dias de assédios e posições autoritárias nas escolas. Recentemente estão ocorrendo casos graves em Niterói, nas escolas CE Joaquim Távora e CE Brigadeiro Castriotto. Em ambas novas direções assumiram e passaram a mudar todas as regras da escola, horários de trabalho e intervalos, assediar colegas, intervir nas didáticas e planejamentos dos profissionais, e mais uma série de desmandos.

O ápice foi na última quarta-feira, 03/4, quando uma comitiva de verdadeiros interventores da SEEDUC foi ao CE Joaquim Távora participar de uma reunião de assédio e ameaças aos profissionais da escola. A SEEDUC garantiu o respaldo à direção autoritária da escola e à política geral de educação de Cabral, contestada pelos colegas: foram feitas ameaças aos profissionais de sofrerem processos administrativos caso persistam em contestar e denunciar as políticas e desmandos na escola.

O SEPE-Niterói repudia amplamente os casos ocorridos e a política autoritária geral do Governo nas escolas. Por isso convocamos a reunião geral no sindicato para tratar especificamente sobre o assunto, vermos coletivamente o que fazer, quais serão os passos na luta. Com certeza a SEEDUC e o governo estão ampliando os ataques, visando conter a crescente revolta e tendência à luta dos profissionais da educação da rede estadual, que se encontram em estado de greve.

ESTÃO TODOS E TODAS CONVIDADOS/AS PARA A REUNIÃO
SEGUNDA, 08/4, 14 HORAS, NO SEPE-NITERÓI

CHEGA DE ASSÉDIO MORAL E AUTORITARISMO NAS ESCOLAS!
QUEREMOS GESTÃO DEMOCRÁTICA!
E ELEIÇÕES DIRETAS PARA AS DIREÇÕES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário