terça-feira, 21 de agosto de 2012

Rede estadual.

Redução da carga horária de Filosofia e Sociologia.

Veja a posição do SEPE contra mais um ataque da SEEDUC à educação estadual.

Este texto foi construído em conjunto com profissionais das áreas de Filosofia e Sociologia, denunciando este ataque da SEEDUC contra a educação estadual, com a diminuição da carga horária destas disciplinas.

O SEPE contra a redução da carga horária de Filosofia e Sociologia!

Lembrando as medidas do pavoroso governo militar brasileiro e em sintonia com o pensamento tecnicista e mercadológico do atual governo do estado, desde o início deste ano as disciplinas de Filosofia e Sociologia perderam um tempo de aula em sua carga horária no segundo segmento do ensino médio (2° ano), devido a uma medida governamental (1) que veio a prejudicar estudantes e professores. Vale a pena lembrar que desde que foi instituída a obrigatoriedade dessas disciplinas no ensino médio de todo país, por meio de Lei Federal, o primeiro segmento do médio (1° ano) também tinha sua carga horária reduzida a um único tempo.

Assim, a redução da carga horária operada pela SEEDUC deixou os dois primeiros segmentos do ensino médio amputados. Vale lembrar que os dois anos iniciais do ensino médio são fundamentais para que os estudantes ganhem compreensão de qualidade nestas duas disciplinas, as quais necessitam de tempo para serem desenvolvidas. Milhares de estudantes reduziram seu contato com estas disciplinas de caráter crítico e formativo, e centenas de professores destas matérias ficaram impedidos de lecionar com qualidade devido ao pouco tempo que têm com os estudantes em sala de aula, além de serem, muitas vezes, obrigados a trabalhar em diversas escolas e em tempos fragmentados para completar sua carga horária de trabalho semanal. Há ainda o temor dos professores de que, na virada do próximo ano, a SEEDUC venha a reduzir a carga horária oferecida para o terceiro segmento do ensino médio (3° ano).

O SEPE se coloca contra a redução da carga horária destas disciplinas e na luta pela revisão crítica da grade de horários do ensino médio, que cada vez mais é modificada em prol de interesses mercadológicos e privatistas impostos por sucessivos governos inimigos da educação pública de qualidade.

(1) RESOLUÇÃO SEEDUC N°4746 DE 30 DE NOVEMBRO DE 2011. Diário Oficial, pág.18.

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