segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

I Seminário dos/as Aposentados/as do SEPE-Niterói

ATENÇÃO - Redes Estadual e Municipal de Niterói.

I Seminário dos/as Aposentados/as
do SEPE-Niterói
- Redes Estadual e Municipal de Niterói -

Quinta-feira, 20 de fevereiro, 9h
Na Escola de Serviço Social da UFF
Sala 414, Bloco E, Campus Gragoatá

"Não mudando a história do trabalhador, não muda a história do menino, não muda a história do velho, não muda a história da humanidade..." Eneida Haddad

Envelhecer na sociedade capitalista é sofrer uma dupla opressão: a intensificação da desigualdade social e a exploração de classe, por um lado; e o isolamento, a marginalização e os estereótipos negativos. De acordo com a lógica mercantil capitalista, considera-se que os trabalhadores idosos perdem a "utilidade", para o capital, embora não devam perder a identidade de classe. É histórica a estratégia e o interesse dos Governos e dos patrões de quebrar a solidariedade entre os trabalhadores.

Porém, foi através das lutas operárias na cena pública que o reconhecimento do envelhecimento  se inicia. Foi assim já com as primeiras gerações operárias, por meio de lutas e reivindicações. A conquista do direito à aposentadoria faz parte do conjunto dessas reivindicações do movimento operário, no inicio do século XX.

Os Governos que aplicam um modelo neoliberal no Brasil, ao longo das ultimas década, vem tentando reduzir direitos historicamente conquistados pelos trabalhadores. Caso emblemático foram as Reformas da Previdência de 1997 (Governo FHC) e 2003 (Governo Lula).  Estas aumentaram o tempo mínimo para aposentadoria, taxaram os aposentados, reduziram pensões, dentre muitos outros e graves ataques. E recentemente o Governo Dilma iniciou a privatização da Previdência Social dos servidores, através da implementação do Fundo de Previdência Complementar. Ataque este último que também atinge o Estado do Rio. Em Niterói o governo de Rodrigo Neves/PT vem, por sua vez, promovendo vários ataques aos Aposentados da Educação Municipal. Os excluiu do Plano de Carreira; os desvinculou da Fundação Municipal de Educação; suspendeu a emissão de contracheques.

Diante desta conjuntura, muitos desafios estão colocados ao conjunto dos trabalhadores. Precisamos nos organizar e unificar todas as lutas! Por isso chamamos os/as Aposentados/as a fortalecerem nosso Sindicato como instrumento de luta para que possamos juntos enfrentar os governos e lutar para avançar nas conquistas.

Aposentado/a SIM!
Inativo/a NUNCA!
Educador/a SEMPRE!


PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

- 9h - As Reformas Neoliberais e os/as Aposentados/as -
(Florinda Lombardi, Dodora Mota, Valdenise Pinheiro)

- 11h - Os Planos de Carreira e os/as Aposentados/as -
(Angelica Lemos)

- 13h - Organização dos/as Aposentados/as e Plano de Lutas -
(Danielle Bornia e Deuza Volpi)


Nenhum comentário:

Postar um comentário